quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ouro em penca



(Foto de divulgação)
Um dos maiores tesouros de ouro já descobertos em Israel foi achado em uma escavação arqueológica perto de Herzliya. O tesouro com mais de 100 peças de ouro e pesando aproximadamente 400 gramas, é estimado em mais de 100 mil dólares. As moedas estavam escondidas em um vaso de cerâmica, no Nacional Appollonia Park, onde os arqueólogos dizem que a cidade anterior, na época dos cruzados, Apollonia-Arsuf, era um centro próspero. A escavação está sendo realizado sob os cuidados da Universidade de Tel Aviv e da Autoridade de Natureza e Parques. Entre os itens encontrados estão 108 moedas de ouro, sendo 93 com quatro gramas cada, e 15 com um grama cada. O ouro não era novo e era claramente parte do tesouro de alguma família ou investimento em negócios. As moedas eram antigas quando enterradas, cunhadas no Egito aproximadamente 250 anos antes de seu sepultamento sob os ladrilhos do piso da fortaleza do século 13 EC. em escavação por mais de 30 anos. Centenas de pontas de flechas e outras armas, incluindo pedras usadas nas catapultas, também foram encontradas. Arqueólogos disseram que a descoberta indica que uma batalha violenta ocorreu naquele lugar, no tempo em que os mamelucos (egípcios) tomaram a área dos cruzados. A fortaleza dos cruzados havia sido descoberta no local há algum tempo, juntamente com restos de uma cidade portuária, que remonta ao tempo dos fenícios. Os arqueólogos também encontraram os restos de uma vila romana, uma rua de mercado preservada do início do período islâmico e uma complexa porta maciça. 


FONTE:

Paz no Sinai



O novo embaixador do Egito na ONU, membro da Irmandade Muçulmana, em sua primeira declaração, garantiu que Cairo vai manter todas as suas obrigações e acordos internacionais. O embaixador Mootaz Ahmadein Khalil (na foto) deixou claro que os Acordos de Camp David de 1979 que puseram fim a 30 anos de conflito com Israel estão valendo. Khalil disse também que o novo governo do Egito vai mostrar mais apoio aos palestinos especialmente se eles trouxerem o assunto de sua independência novamente para a ONU. "Essa decisão é dos palestinos", disse Khalil. Enquanto isso o presidente Morsi desafiou o exército e reconvocou o parlamento dissolvido poucas semanas atrás. Nessa queda de braço, Morsi parece estar vencendo ao mesmo tempo que suas ações e as declarações do governo se afastam do discurso fundamentalista islâmico usado na campanha eleitoral que lhe deu a vitória. (Foto de divulgação)

FONTE:


Trem bala Pequim/Jerusalém


Além do acordo que está prestes a ser fechado para a construção da ferrovia de alta velocidade que ligará o porto de Eilat ao Mediterrâneo criando uma alternativa para transporte de cargas sem navios cruzarem o Canal de Suez, a Suntech Power Holdings Co., a maior fabricante de painéis de energia solar do mundo, está fechando acordos com quatro empresas israelenses para uso de tecnologia e ampliação de participação no mercado mundial. Com a tecnologia israelense sendo injetada pelo capital chinês a Suntech espera atingir novos níveis de eficiência na geração de eletricidade em seus projetos.(Foto de divulgação)

FONTE:

terça-feira, 10 de julho de 2012

O que é Partícula de D'us


Por Daisy T. Maltz
 
Foi comprovada a existência do Bóson de Higgs, elemento-chave da estrutura fundamental da matéria conhecida como a "Partícula de D’us". O anúncio foi feito em Genebra, sede do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares. As conclusões foram baseadas em dados obtidos em um gigantesco acelerador de partículas que entrou em operação regular em 2010 e está localizado em baixo da terra, na fronteira entre a Suíça e a França conhecido como LHC (Grande Colisor de Hádrons). Os físicos o usaram para realizar colisões de prótons em velocidades próximas à da luz. Esses choques que provocam a emissão de outras partículas subatômicas, ainda menores que eles é que detectaram a presença do bóson de Higgs.

Há mais de quatro décadas cientistas tentam encontrar essa partícula. Mesmo sem efeitos práticos no nosso dia a dia, a descoberta está sendo considerada a mais importante dos últimos anos no campo da Física. Segundo os cientistas, ela revela a origem do universo, como tudo começou.

Em 1964, por dedução, o físico britânico Peter Higgs postulou que existia o bóson que hoje leva seu nome e que devia dar sua massa a outras partículas. "A ideia é que existem partículas que se chocam permanentemente com bósons de Higgs. Estes choques freiam seu movimento, que se torna mais lento, e dão a eles a aparência de uma massa", explica o físico e filósofo Etienne Klein. O bóson de Higgs é a última peça no quebra-cabeça do Modelo Padrão, a teoria que descreve as partículas elementares.

O nome ‘particula de D’us’ pegou, mas a maior parte da comunidade científica prefere chamar mesmo de bóson de Higgs, para que a brincadeira não distorça o real significado do trabalho de pesquisa ou atribua a ele alguma conotação religiosa…

Aqui é que entra a Torá, mas permanece a ciência.

Não se trata de provar teorias, mesmo cientes da relevância fundamental da atual descoberta. Nossa grande prova já nos foi revelada. A prova da origem da matéria no judaísmo, existe há milhares de anos… descrita na Torá. Uma revelação Divina que descreve Sua criação. A emanação Divina está em todas as coisas e presente em todos os seres vivos. Desde os céus e a Terra até a existência do homem, no sexto dia. O início a partir do nada, das trevas até a criação do universo, a separação das águas, as plantas, animais, o ser humano.

No século 21, a vontade e determinação de explicar nossa origem é de fundamental importância e sempre acompanhou o homem e seu destino: onde estamos e para onde vamos é o que nos revela e impulsiona a ir atrás de novas descobertas. Ciência e Torá andam juntas; impossível desconectar. D’us forneceu ao homem uma inteligência única que o impulsiona a revelar, entender o próprio pensamento, o mundo a sua volta, o invisível. A dimensão Divina dentro desta capacidade também dotou o homem com a força de revelar D’us nas partículas mais minúsculas encobertas para serem reveladas na natureza.

A ‘Partícula de D’us’ não é obra do acaso, de colisões e massas juntadas ao acaso através de ações e reações. Para nós, a alma humana é a partícula, a faísca Divina, que nenhum homem jamais será capaz de criar sozinho, nem com todo o seu intelecto, nem com todos os instrumentos possíveis e gigantescos seja em tamanho ou em capacidade. A existência do homem e de todas as criaturas possui um cientista único, cuja patente pode ser revelada, mas jamais quebrada.

Ou será que você acredita que a ciência é capaz de evoluir em suas colisões até criar flores, frutos, animais, uma diversidade incrível em todos os reinos, a partir do nada? Quem criou o átomo? Quem criou os elementos da tabela periódica?

O DNA Divino desconhece colisão. Ele fornece equilíbrio e é a Ele que estamos vivos, abertos a novas descobertas e revelações. O homem é a Partícula de D’us revelada neste mundo concreto. Não há colisão aqui, mas uma fusão eterna.

FONTE: 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Perigo da Assimilação





Carta do Rebe – 12 de Marcheshvan, 5722 (1961)
...Creio que durante nossa conversa tocamos no assunto que, como a Torá sempre foi chamada Torat Chayim, a Lei da Vida, e tem sido sempre a fonte de nossa vida e existência, bem como o guia para nossa vida diária, muito mais o é nos tempos atuais.

O perigo para a vida judaica e a existência nos países livres, especialmente nos Estados Unidos, não é da exterminação física, D'us não o permita, por um outro Hitler ou Eichman, mas sim um perigo não menos destrutivo, o risco da assimilação.

Exatamente porque não há antagonismo externo e discriminação contra os judeus, especialmente nas classes média e baixa (embora na classe alta, a tendência para a assimilação seja reprimida pelo preconceito), o perigo da assimilação de massa é bastante real.

Além disso, fatores como a educação compulsória e social e as pressões econômicas de conformidade, etc., associadas à grande ignorância sobre os valores judaicos, aumenta bastante o perigo da assimilação de uma geração para a seguinte. Se for permitido que continue sem contenção, quem sabe aonde isso poderá levar.

Portanto, é dever de todo judeu consciente e consciencioso fazer o possível para deter a onda de assimilação, e trata-se realmente de uma questão de salvar uma vida.

É evidente que tal esforço não deveria ser limitado ao adulto e às gerações mais velhas, mas principalmente no que diz respeito aos jovens, em especial os muito jovens. Desnecessário dizer, a pessoa sobre quem a Divina Providência concedeu a capacidade especial para influenciar, por uma questão de dever deve usar esta capacidade na direção delineada.

Essa não é a ocasião para estender-se em pesquisa teórica sobre todos os aspectos da situação, e adiar a ação dependendo dos resultados da pesquisa. Pois, quando uma casa está se incendiando, não há tempo para estudar as leis da combustão e os métodos para apagar o fogo, mas tudo deve ser feito para extingui-lo antes que a casa seja destruída, com possíveis perdas de vidas.

... Similarmente, você tem a capacidade de expandir sua influência, além de sua proximidade imediata em casa, até a comunidade em geral. Isso você pode fazer de maneira direta e, talvez ainda mais, de modo indireto, elevando os padrões de sua vida religiosa e espiritual.


Assinatura do Rebe
Fonte:




domingo, 8 de julho de 2012

Data Hebraica: 17 de Tamuz de 5772 Data: 7 / Julho / 2012




Este dia marca o início das três semanas de luto pela queda de Jerusalém e pela perda de nosso Templo Sagrado.


Fonte:WebJudaica

Alemanha louca



Quem, dentre os governantes alemães saiu em defesa dos judeus do país foi o Ministro das Relações Exteriores! Guido Westerwelle declarou: "A circuncisão legal não pode deixar dúvidas. O exercício livre da religião é protegido pela constituição da Alemanha que inclui as tradições religiosas como a circuncisão. " A justiça da cidade de Colônia proibiu a circuncisão em todo o país alegando que ela é fator de risco às crianças. Nem os nazistas promoveram uma lei destas! Obedecer uma lei antijudaica na Alemanha do século 21 é DESONRA E AFRONTA aos 6 milhões de judeus assassinados pelos nazistas! A Comunidade judaica alemã terá o apoio de todo o mundo democrático se desobedecer a EM MASSA. Caso algum judeu seja preso, que grite e espere a cobertura de todas as mídias do planeta, que não perderão este circo, por nada no mundo! Em caso de violência antijudaica, sugerimos que saúdem os policiais com o conhecido cumprimento nazista, "Heil, Hitler!" Nenhuma liderança religiosa judaica, até então, se pronunciou publicamente sobre o assunto. Não é hora de silêncio. (Foto de divulgação)

Fonte: