sábado, 15 de janeiro de 2011

" B ' nai Mitzvá (filhos do mandamento)."


O que é? 
 

B´nai Mitzvá (filhos do mandamento) é a cerimônia Judaica em que o rapaz Judeu, ao completar 13 anos atinge a maturidade na comunidade Judaica. Com a moça acontece o mesmo, porém aos 12 anos de idade. Nessa altura, diz-se que o menino passa a ser Bar Mitzvah ("filho do mandamento") e a menina passa a ser Bat Mitzvah ("filha do mandamento"). Segundo a lei Judaica é com essa idade que o menino e a menina atingem a maturidade, são responsáveis por seus atos e assumem seus compromissos com a religião e com a comunidade. O bat ocorre antes do bar pois a cultura Judaica entende que o desenvolvimento físico e emocional das meninas ocorre antes dos garotos.   

Cerimônia 
No Judaísmo o B´nai Mitzvá é uma grande festa. Toda criança Judia anseia por este dia, quando, finalmente, a moça e o rapaz Judeus se tornarão “adultos” e receberão as bênçãos de seus pais. Neste dia, o Bar Mitzvah ou Bat Mitzvah recebe presentes de amigos e parentes, veste uma roupa nova e perante toda a Congregação lerá pela primeira vez, em hebraico, o Rolo da Torá, o livro sagrado dos Judeus, em voz alta, e a partir de então passam a integrar formalmente a comunidade judaica. 
Um dos pontos mais altos da festa é quando a moça ou o rapaz é levantado na cadeira, que significa elevá-lo a Deus. Durante o B´nai Mitzvá os jovens firmam o compromisso de manter os mandamentos da Torá, e de se tornar uma pessoa melhor. 
Ocorrem desde festas mais tradicionais até as mais modernas, com todo o requinte e sofisticação. 
Presentes 
Como presentes, a bat ou o bar mitzvah costumam ganhar livros religiosos ou de valor educacional, poupanças para garantir estudo no futuro e quantias em dinheiro. Em algumas famílias, tem-se o costume de dar valores múltiplos de 18, considerado o número da sorte. Se o aniversariante ganha 36, é sorte em dobro, e assim por diante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário