segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cerca de 40% dos israelenses temem que o Holocausto possa se repetir

Este é o resultado de uma pesquisa realizada pelo Departamento de Psicologia do Colégio Acadêmico de Tel-Hai. Cerca de 17% dos entrevistados afirmaram que o risco de recorrência do Holocausto é muito grande, enquanto 23% consideram possível uma repetição da tragédia. O professor Shaul Kimhi, que liderou o estudo, explica: “Mais de um terço dos israelenses acreditam que o Holocausto pode acontecer de novo. Isto é um número muito alto, e demonstra que o nosso medo do Holocausto é inato. Ele pode nem sempre ser racional, mas faz parte da nossa cultura judaica e israelense”. 

Fonte:

Alarmante: 89% dos brasileiros nunca ouviram falar no Holocausto

De Albert Einstein: “O mundo é um lugar perigoso de se viver,
não apenas por causa daqueles que fazem o mal, mas,
sobretudo, por causa daqueles que deixam o mal acontecer”.

Em sua palestra durante o “I Seminário de Comunicação Pública do Governo de Rondônia”, Jorge Duarte, diretor do Núcleo de Comunicação Pública da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, abordou o tema “A verdade como mídia”, quando citou números curiosos revelados por pesquisas, como o fato de 89% dos brasileiros nunca ter ouvido falar no Holocausto.

Fonte:

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Iom HaShoá

Iom HaShoá

Data Hebraica: 26 de Nissan de 5772 
Data: 18 / Abril / 2012 

Dia de Memória do Holocauto, decretado pelo governo de Israel na data em que aconteceu o Levante do Gueto de Varsóvia, para lembrar e homenagear as 6 milhões de vítimas do Holocausto nazista durante a 2a Guerra Mundial.

FONTE:webJudaica.Com.Br 
Seu portal Judaico na Internet
18/Apr/2012
Nissan 26, 5772

O meu tempo


A natureza da obrigação de Sefirat Haômer é contar. O Talmud diz: "Ussefartem lachem" - "Vocês deverão contar por si mesmos", o que implica que cada um deve fazer sua própria contagem, individualmente. Isto significa dizer que há uma obrigação para cada pessoa de contar, de exprimir sua percepção de que outro dia de sua vida chegou, trazendo uma nova oportunidade para o crescimento espiritual. Por isso a pessoa não pode cumprir sua obrigação de contar através de ouvir a contagem feita por uma outra.

FONTE: 

terça-feira, 17 de abril de 2012

A palavra "sefirá" significa cálculo ou contagem.


Conta-se unidades de tempo até um objetivo desejado; para uma criança, poderia ser: "Quantos dias faltam para as férias?" Para um adulto: "Quantas semanas ou meses até que eu consiga meu diploma?" Ou "Quantos anos até que eu possa pedir uma promoção?"
O que está sendo contado?
Contamos os 49 dias entre Pêssach e Shavuot. Em Pêssach, o povo judeu foi redimido de um terrível período de escravidão física no Egito. Em Shavuot, que comemora D'us outorgando Seu precioso presente, a Torá, ao povo judeu no Monte Sinai, celebramos nossa passagem da escravidão espiritual à liberdade espiritual.
O objetivo da redenção física é a redenção espiritual. Sem a espiritual, a física nada significaria.
A Torá prescreve um modo de vida que eleva o ser humano acima da natureza puramente física, ao nível de um ser moral e espiritual. Isso lhe possibilita entender que a consciência dentro dele foi plantada por D'us, e que ele tem a capacidade de atingir e modelar seu comportamento até determinado ponto, como de seu Criador.
Ele ou ela vêm a perceber que a saída da escravidão aconteceu apenas para tornar-se um servo novamente, mas desta vez não para servir a um ser humano chamado de "amo", mas ao contrário, para ser um Servo de D'us, o verdadeiro Mestre do Universo.
 
Fonte:


sexta-feira, 13 de abril de 2012

“Homem-Aranha” visita Jerusalém

O ator Tobey Maguire, que interpretou o “Homem-Aranha” nos cinemas, esteve em Israel para uma visita de negócios à empresa Mobil, da qual é investidor. Ele foi acompanhado de sua esposa e seus dois filhos e aproveitou a viagem para conhecer os pontos turísticos de Jerusalém. 

Acima, uma imagem que circula de brincadeira na Internet.
Abaixo, o ator Tobey Maguire, que interpretou o "Homem aranha" 
no cinema, visitando o Muro das Lamentações, em Jerusalém



Fonte: 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Check list de Pêssach

Este ano, 2012, Pêssach terá início sexta-feira, 6 de abril, com o acendimento das velas de Shabat e de Yom Tov.
***Lembre-se de deixar um fogo pré-aceso (vela votiva e/ou de uma chama do fogão) antes de acender as velas, pois só é permitido cozinhar, acender as velas para o segundo dia, etc.,através da transferência desta chama.
PRIMEIRA NOITE DE PÊSSACH
SEXTA-FEIRA, 6/4
• Acende-se as velas de Yom Tov no horário estabelecido: às 17h42 (SP).
• Na oração da noite, Arvit, recita-se o Halel completo.
• No kidush, acrescenta-se a bênção de shehecheyánu. O kidush encontra-se na Hagadá.
• Após o sêder, antes de dormir, recita-se somente o primeiro parágrafo do Shemá e a bênção de Hamapil. Uma vez que esta é uma noite protegida (lel shimurim), as outras preces de proteção são omitidas.
• Na conclusão da refeição, ao recitar o Bircat Hamazon (Bênção de Graças), acrescenta-se o parágrafo "Yaalê Veyavô", lembrando a festa de Pêssach.

PRIMEIRO DIA DE PÊSSACH
SÁBADO, 7/4
• A partir de Mussaf (Prece Adicional) do primeiro dia de Pêssach fala-se “morid hatal” (que faz cair o orvalho) na segunda bênção da Amidá (em vez de “mashiv haruach umorid haguêshem”).
• Antes do almoço recita-se o kidush. 
• Na conclusão da refeição, ao se recitar o Bircat Hamazon (Bênção de Graças), acrescenta-se o parágrafo “Yaalê veyavô”, lembrando a festa de Pêssach.
O acendimento das velas deverá ser feito a partir de uma chama pré-acesa antes do Yom Tov e somente após às 18h35 (SP).
• Os preparativos para o segundo sêder são iniciados somente após este horário. 
• Na oração da noite, Arvit, recita-se o Halel completo.
• Desta noite em diante inicia-se a contagem do ômer, que é feita todas as noites até a festa de Shavuot. O texto encontra-se no sidur. (Os quarenta e nove dias entre Pêssach e Shavuot são contados em antecipação ao recebimento da Torá).
• No kidush, acrescenta-se a bênção de “shehecheyánu”. O kidush encontra-se na Hagadá.

SEGUNDO DIA DE PÊSSACH
DOMINGO, 8/4
• Antes do almoço recita-se o kidush. 
• É costume acrescentar um prato especial na refeição do almoço em lembrança ao banquete que a Rainha Ester ofereceu nesse dia e que levou ao milagre de Purim.
• Na conclusão da refeição, ao se recitar o Bircat Hamazon (Bênção de Graças), acrescenta-se o parágrafo “Yaalê veyavô”.
• Término do Yom Tov: 18h34 (SP)
CHOL HAMÔED PÊSSACH – dias intermediários
DE SEGUNDA à QUINTA, 9 à 12/4
• As atividades criativas normalmente proibidas em Yom Tov são permitidas nos dias de Chol Hamôed exceto em Shabat de Chol Hamôed. Pode-se por exemplo: andar de carro, acender e apagar luz elétrica, etc. Porém, todo trabalho que exija muito esforço, muito tempo ou conserto profissional são proibidos em Chol Hamôed.
• O kidush e as bênçãos das velas não são recitados em Chol Hamôed. Não se colocam tefilin em Chol Hamôed.
• Nas orações de Arvit (noturna), Shacharit (matinal) e Minchá (da tarde), a Amidá recitada é a mesma de todo os dias; porém, acrescenta-se o parágrafo “Yaalê veyavô”, lembrando a festa de Pêssach.
• Também no Bircat Hamazon (Bênção de Graças) acrescenta-se “Yaalê veyavô”. 
• Após Shacharit (Prece Matinal), recita-se meio-Halel, uma leitura da Torá e uma Amidá adicional, a de Mussaf de Pêssach.

SÉTIMO DIA DE PÊSSACH
QUINTA-FEIRA, 12/4, o sétimo dia de Pêssach inicia-se, ao entardecer, com o acendimento das velas de Yom Tov
• Deixa-se uma vela de sete dias ou uma chama acesa antes do acendimento das velas de Yom Tov.
• Acende-se as velas de Yom Tov às 17h36 ( SP).
• Não se fala a bênção de shehecheyánu no acendimento das velas, nem no kidush.
• Antes do jantar recita-se o kidush. 
• Na conclusão da refeição, ao se recitar o Bircat Hamazon (Bênção de Graças), acrescenta-se o parágrafo “Yaalê veyavô”.
• O milagre da Divisão do Mar aconteceu ao amanhecer do sétimo dia de Pêssach. É costume permanecer acordado nesta noite, tal como os judeus antigos o fizeram. Estuda-se Torá durante toda a noite.

SEXTA-FEIRA, 13/4 
SÉTIMO DIA DE PÊSSACH
• Em Shacharit (Prece Matinal) meio-Halel é recitado.
• Há uma Leitura da Torá especial de Pêssach que é lida na sinagoga : O cântico de louvor pelo milagre da travessia do mar.
• Antes do almoço recita-se o kidush. 
• Na conclusão da refeição, ao se recitar o Bircat Hamazon (Bênção de Graças), acrescenta-se o parágrafo “Yaalê veyavô”.
Acendem-se as velas para o 8º dia de Pêssach antes do pôr-do-sol usando uma chama que esteja ardendo desde antes do pôr-do-sol de quinta-feira, 12/4 (é proibido acendê-la após o crepúsculo). Acenda as velas às 17h35 (em S. Paulo).
Não se recita a bênção de”shehecheyán”u no acendimento das velas nem no kidush.
• Antes do jantar recita-se o kidush.
• Nesta noite, mesmo quem toma cuidado para não molhar a matsá durante os outros dias de Pêssach, faz questão de comê-la molhada.
• Na conclusão da refeição, ao recitar o Bircat Hamazon (Bênção de Graças), acrescenta-se o parágrafo “Yaalê veyavô”.

OITAVO DIA DE PÊSSACH
SÁBADO, 14/4
• Em Shacharit (Prece Matinal) meio-Halel é recitado.
• De manhã, antes de Mussaf (Prece Adicional), fala-se Yizcor em memória dos entes falecidos. É importante lembrar que o principal aspecto do Yizcor é a caridade prometida e doada (após o término de Pêssach) em memória do falecido.
• Antes do almoço recita-se o kidush.
• Neste dia, mesmo quem toma cuidado para não molhar a matsá duranteos outros dias de Pêssach, faz questão de comê-la molhada.
• Na conclusão das refeições do dia, ao se recitar o Bircat Hamazon (Bênção de Graças), acrescenta-se o parágrafo “Yaalê veyavô”.
• É costume chassídico fazer uma refeição especial, com matsá e quatro copos de vinho, chamada Seudat Mashiach. Esta refeição tem a intenção de aprofundar nossa conscientização da iminência da Redenção Final. Este também é o tema da haftará do dia. 

TÉRMINO DE PÊSSACH
• Pêssach termina após o completo anoitecer de sábado (18h28, em S. Paulo).
• Espera-se mais uma hora antes de abrir os armários de chamêts (vendidos na véspera de Pêssach), para que o rabino tenha tempo de readquiri-los.
• Toma-se cuidado absoluto para não comprar de um judeu, mesmo depois da festa, qualquer produto chamêts que ele não tenha vendido na véspera de Pêssach, porque é proibido usufruir do chamêts que foi propriedade de um judeu durante Pêssach.

 
Fonte: