sábado, 30 de abril de 2011

" PESSACH, PÁSCOA JUDAICA "



A páscoa judaica é chamada de Pessach, que significa a libertação e lembra o episódio do Êxodo quando os judeus eram escravos no Egito. É a festa mais importante, onde comemora-se a liberdade e a identidade  Judaica, permitindo a sobrevivência desse povo por longo séculos através dos ritos.
Pessach é uma festa tipicamente familiar. No dia anterior à celebração é feita uma profunda limpeza na casa, procurando não deixar nada de fermentação, se queima o lixo para ensinar as novas gerações, que só é permitido comer pães ázimos, seguindo a prescrição do livro Êxodo.
A cabala ensina que o fermento representa as imperfeições morais e as tendências negativas do homem. Da mesma forma  que a massa fermentada se enche de ar e cresce, assim também é o homem que se enche de vaidade, de vazios. O pão ázimo lembra também aos Judeus a pressa que seus antepassados tiveram para lutar pela sua saida do Egito.
No pôr-do-sol, tem início a festa, que consiste na ceia – o seder, palavra que significa ordem, segundo o ritual secular. Na ceia é lembrada a libertação do povo da escravidão no Egito, transmitindo a importância dessa memória numa catequese que se refere a história do povo Judaico. Este ano o início é de 18 de abril  até o dia 25.

A cerimônia do seder inicia-se com a bênção do vinho ou kidush, que se bebe enquanto uma criança faz perguntas rituais sobre o sentido do pessach. As respostas são dadas pelo chefe da família, enquanto são colocados alimentos na mesa: o pão ázimo que chamamos de matsot, as ervas amargas, o cordeiro assado e um ovo que representa a destruição do templo de Jerusalém.



Na refeição são tomadas quatro taças de vinho. Após a refeição, as crianças procuram a sobremesa ou afikaman, que é escondida pelo pai no início da cerimônia. O doce é distribuído para os presentes na celebração, que depois não poderão comer nada de sólido até o fim da noite. Depois, vem a benção de ação de graças, e é tomada mais uma taça de vinho, que é dedicada ao profeta Elias.

O final da celebração do seder é apresentada uma série de canções e melodias, na qual a última é denominada ¨No ano que vem em Jerusalém¨que é um voto de esperança que se expressa o que está no coração de todo Judeu: que se restabeleça o Reino de Deus e que Jerusalém seja o símbolo, mesmo imconpleto, da vida nos tempos messiânicos.

Quero lembrar que a Páscoa Judaica, Pessach têm a duração de uma semana, não podendo comer nada que vai na composição dos alimentos a farinha de trigo.
Sendo feita uma alimentação toda especial para essa comemoração.
Os meus tios da parte materna já falecidos, comemoravam todas as festas Judaicas na casa deles.
O ritual sempre foi seguido a risca. Conforme foi narrado aqui. Bons tempos em que toda a famíla ficava reunida numa mesa enorme, até tarde da noite.
Minha tia Sara cozinhava divinamente bem, ficava feliz por fazer todas as festas judaicas.

Desejo a toda a comunidade judaica um feliz Pessach a todos, com muitas alegrias em família.



POSTADO POR MINA 18\04\2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário