segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Festa Democrática



O presidente de Israel, Shimon Peres, deposita o seu voto na eleição parlamentar desta terça, em JerusalémO premiê israelense, Binyamin Netanyahu, deposita seu voto ao lado da mulher, Sara, e dos filhos, em centro de votação de Jerusalém
O dia das eleições em Israel foi um dia de festa democrática. Tradicionalmente, e apesar do voto não ser obrigatório, os israelenses votaram em massa. Durante muitos anos, o nível de votação foi quase80%. Embora esse nível tenha baixado um pouco na ultima década, a expectativa para esta eleição foi que este valor subisse novamente.

O sistema político israelense é um sistema de democracia parlamentar e as eleições são para eleger, entre listas partidárias, os 120 novos membros do parlamento chamado Knesset. Baseado nessa composição do novo Knesset, será formado o novo governo de Israel composto pela maioria de assentos no parlamento. Desde sua criação, o Estado de Israel nunca teve um só partido com a maioria própria de assentos necessários para formar um governo, mas sim coalizões formadas entre partidos a fim de atingir o mínimo imprescindível de 61 assentos. Desta vez não é exceção.



Nesta eleição, a atenção do público israelense e dos pesquisadores não esteve concentrada exclusivamente no número de assentos que os partidos iriam conseguir, mas sim no número de parlamentares de cada bloco político e distinguir os que são de direita e os que são de esquerda.
As eleições são tradicionalmente acaloradas dado que o debate político é feito em volta da questão de sobrevivência e a segurança do nosso país. Os Israelenses são conhecidos pelo seu interesse e envolvimento no debate político e nestas eleições observamos o mesmo acontecer. Durante os meses de campanha, os assuntos debatidos estavam relacionados a questões de interesse nacional e internacional. Questões essas que tinham como foco, o processo de paz entre Israel e os palestinos, a atual situação nos países árabes em redor do nosso país, a ameaça de um Irã nuclear, como também que rumo deve tomar a economia e o grau de assistência social esperada do novo governo.
Muitos estão especulando sobre que o que vai acontecer agora depois das eleições no que diz respeito ao processo de paz entre Israel e os palestinos. Na minha visão, a retomada das negociações depende, neste momento, muito mais dos palestinos do que de Israel. Os palestinos ainda impõem pré-condições às negociações e encontram-se divididos entre o Hamas na Fixa de Gaza e a Autoridade da Palestina liderada por Mahmoud Abbas.
Estas eleições resultaram em um empate, o que pode complicar um pouco a formação de uma coalizão. No novo Knesset vamos ter quase 50 novos deputados, 11 deputados árabes, e um número significativo de mulheres.
A política israelense sempre foi caracterizada por 4 blocos: um bloco de centro direita, um de centro esquerda, um dos partidos religiosos e um dos partidos árabes. Esperamos que o processo de formação do novo governo seja breve, pois os desafios que o esperam, tanto no campo político como nos campos econômico e social são imensos.
De todos os modos, a democracia israelense encontra-se firme e estável dentro do Oriente Médio, que lamentavelmente e até agora, não tem feito a democracia sua maneira de governar e sua cultura política.
Espero que Israel saia deste processo mais fortalecido e revigorado para que o próximo governo conduza finalmente o nosso país a um acordo de paz com o povo palestino e que assente bases ainda mais firmes para a nossa democracia e o nosso bem estar social.


Embaixador de Israel no Brasil

FONTE:














Nenhum comentário:

Postar um comentário