quinta-feira, 23 de junho de 2011

" JUDEUS BRASILEIROS " .

Muitas pessoas repensaram sobre o passado, seja com a marcha da vida ou a morte do terrorista mais comentado do facebook. Levantaram o que existia como motivação para a existência de tanto ódio, de tanta destruição para com o mundo e os judeus… Seja pelo nazista suicida ou pelo terrorista conhecido também por “se esconder” do serviço de inteligência dos EUA.
Me preocupa o quanto as pessoas estão afastadas da reflexão sobre o seu dia-a-dia e seu tempo. Ou só “vivendo no passado” e não conseguindo se refazer de perdas, de qualquer gênero que eventualmente tiveram em suas vidas, ou aquele que simplesmente não conseguem olhar para o passado e ser tocado por ele.
Dizem as “más línguas” ou certos tipos de antissemitas (ou os “não assumidos”), que os judeus gostam de “remoer” o passado, e que nós não vivemos tranquilamente e sem medos o presente, não nos comprometemos com os países nos quais estamos vivendo.
Essa calúnia, me fez lembrar alguns fatos:
1) Os judeus obviamente trabalham para sobreviver, logo movimentam a economia local. Alguns tem grandes empresas, que ao prosperarem auxiliam no desenvolvimento da sociedade pois pagam seus impostos e geram empregos principalmente para não judeus;
2) A cultura, tradições e valores judaicos contribuem para a estruturação de uma sociedade permeada por respeito ao outro, ética nas relações e negócios, bem como cuidado e preocupação com a cidade, sociedade e também com a comunidade judaica…
3) Lembramos aquilo que nos comove afetivamente, nos causa alegria ou dor intensa… São nossos antepassados que faleceram na Shoá, é a dor de crianças a idosos inocentes que morreram, bem como civis americanos que foram sequestrados e sem escolha, mortos nos aviões, torres gêmeas, etc.
4) “Prevenir para não remediar” é um ditado popular muito conhecido no Brasil, mas que nós sabemos muito bem o que significa. As matzót em Pessach são um exemplo disso, bem como o exército israelense hoje em dia, tem de existir para prevenir, porém tem de trabalhar intensamente.
Muitos momentos difíceis para a população judaica em uma região determinada, mobilizaram outras comunidades, simplesmente porque eles eram judeus. Outras ações também mobilizam o povo, tornando as pessoas mais comprometidas, como, por exemplo, a ajuda humanitária que o exército israelense prestou ao povo japonês depois dos terremotos e tsunami recente.
A comunidade judaica sempre existiu e participou de todos os moldes da sociedade brasileira, desde antes mesmo de sua descoberta, com participação no planejamento da viagem de Cabral, que resultou na “descoberta do Brasil” e até hoje em dia existem judeus participando dessa sociedade; da política brasileira; vivendo aqui.
Nossa história no Brasil revela-se, portanto, um caso único.
Porque em nenhum outro país (exceto Israel) se pode dizer que nele judeus tenham vivido ao longo de toda a sua existência, contribuindo substancialmente para o seu desenvolvimento econômico e social.
“Isso, não obstante, vale dizer, embora os judeus tenham representado continuamente uma parcela da sociedade, a sua história não acompanha simplesmente a do Brasil. (…)À guia de exemplo, mencione-se o período da ocupação holandesa, que, traduzindo um fracasso para o país, constituiu, entretanto, o ponto mais alto do desenvolvimento da coletividade judaica local, dando-se o inverso com a fase subsequente, quando, após a expulsão dos invasores, sobreveio (…) a dispersão dos judeus do Brasil”.
(FONTE 1).
“Semelhantemente, as intensas perseguições religiosas da primeira metade do século XVIII, de poucos efeitos diretos sobre a população geral do país, tiveram influência específica marcante sobre a vida dosjudeus brasileiros. Finalmente, sob outro aspecto, a implantação do regime e disposições liberais no país, no início do século XIX, culminando com a proclamação da Independência, e que resultou tão favorável ao progresso geral do país, determinou, porém, a assimilação quase total dos judeus, efeito este que é de se considerar negativo do ponto de vista da preservação da comunidade judaica brasileira”. (FONTE 1).
“Por outro lado, devido também a suas características únicas, judeus formam um dos únicos grupos imigrantes sistematicamente pesquisados pelos censos demográficos brasileiros a partir de 1940. Isto se deve à existência da categoria “judeus” na pergunta sobre religião. Diferentemente de muitos países do mundo, o censo brasileiro traz uma
pergunta sobre religião, o que nos permite traçar um amplo panorama das transformações religiosas ocorridas no Brasil”. (FONTE 2).
Sempre estivemos contribuindo, mesmo com a identidade judaica disfarçada, sem intervalos, para a constituição da nacionalidade brasileira. Isso é o mais importante, buscar um pouco mais da história da comunidade judaica na sociedade brasileira, uma vez que, relembrar o passado, para aprender e viver melhor no presente e no futuro, é uma premissa judaica.
DANIELA   ZEITUNA
Equipe de Psicologia do IJEW


Nenhum comentário:

Postar um comentário