sábado, 11 de junho de 2011

" O QUE É A TORÁ ".

                                                                      
A Torá é composta de duas partes: a Lei Escrita e a Lei Oral. A Torá escrita contém os
Cinco Livros de Moshe, os Profetas e os Escritos. Juntamente com a Torá Escrita,
Moshe recebeu também a Lei Oral, que explica e esclarece a Lei Escrita. Foi
transmitida oralmente de geração a geração e finalmente transcrita no Talmud e
Midrash.
A palavra "Torá" significa instrução ou orientação. A palavra "mitzvá"
significa tanto mandamento como conexão. Há 613 mandamentos. Os
positivos (Faça), totalizando 248, são equivalentes ao número de órgãos
no corpo humano. Os 365 negativos (não faça) são equivalentes ao número de vasos
sanguíneos no corpo humano).
Através do estudo de Torá e cumprimento das mitzvot conectamos a nós e ao ambiente a
D'us. O propósito de D'us ao criar o mundo é para que santifiquemos toda a Criação,
imbuindo-a de santidade e espiritualidade

A OUTORGA DA TORÁ
A Outorga da Torá foi um evento de grande alcance espiritual - que tocou a
essência da alma judaica na ocasião e para todo o sempre. Nossos Sábios a
compararam a um casamento entre D'us e o povo judeu. Um dos muitos nomes
de Shavuot é o Dia do Grande Juramento, (a palavra  shavua significa também
juramento). Neste dia, D'us jurou-nos eterna devoção, e nós também
prometemos lealdade eterna a Ele.
Neste dia recebemos um presente do Alto, que não teríamos conseguido com nossas limitadas
faculdades. Recebemos a habilidade de atingir e tocar o Divino; não apenas para sermos seres
humanos refinados, mas seres humanos Divinos, capazes de se elevar acima e além das limitações
da natureza.
PORQUE A TORÁ NÃO FOI OUTORGADA EM ERETZ ISRAEL
A Torá foi outorgada livremente, em um local público sem
proprietário. Se tivesse sido outorgada na terra de Israel, as
nações do mundo diriam que não têm uma porção nela.
Qualquer povo que a deseje aceitar é bem vindo a fazê-lo.
Por que o Monte Sinai foi escolhido para ser o local para a
Outorga da Torá? A resposta convencional é que a escolha do
Monte Sinai foi para ensinar-nos a humildade, pois o Monte Sinai
era a mais humilde de
todas as montanhas. Se é
assim, por que não foi
dada em um vale profundo? Não seria esta uma lição  mais
forte sobre a humildade?
Daí, aprendemos que um judeu deve ser capaz de distinguir
entre ser orgulhoso e ser arrogante. A arrogância é de mau
gosto. Orgulhar-se de suas raízes é uma virtude. Portanto, a
Torá foi outorgada em uma humilde montanha.


FONTE: ESCOLA JUDAICA VIRTUAL - Rabino Victor Benjoya

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