quarta-feira, 1 de junho de 2011

" SER UM HIEROSOLIMITANO É ORGULHAR- SE".


Mensagem especial de Nir Barkat, prefeito de Jerusalém
A Cidade Santa tem visto algumas mudanças significativas nos últimos dois anos. Há muitos motivos para comemorar hoje. O "Dia de Jerusalém" sempre foi um dia de festa para mim. É um dia que me lembra uma e outra vez o quão especial é esta cidade e como temos sorte de nela viver. É uma cidade cheia de contradições quase impossíveis, o que a torna a cidade mais original do mundo. Dois anos se passaram desde que tomei posse como prefeito desta cidade, e minha crença em Jerusalém só tem sido reforçada. É um caminho para o sucesso. Mais do que nunca o espírito de mudança tem atraído multidões de pessoas, turistas e visitantes de todas as idades. Não menos importante é a qualidade dos residentes que veêm sua vida melhorada. Ser um hierosolimitano é ter que orgulhar-se.
Existe uma visão clara e organizada para esta cidade, que está se tornando realidade. Nós estabelecemos metas cruciais para o futuro, plantamos as sementes da mudança e já estamos começando a ver os frutos: a melhoria de nossa vida cotidiana em quase todos os aspectos. Jerusalém é novamente a capital cultural do Estado de Israel. Dobramos o orçamento de mais de 60 centros culturais que embelezam a cidade e têm aumentado significativamente o número de eventos e de shows, atraindo muitos visitantes de Israel e do exterior. Aqui há uma alta concentração de escolas de arte de qualidade, e nós incentivamos os estudantes de arte para que contribuam para a cidade, proporcionando-lhes trabalho e salas de exposição. Uma cidade próspera, especialmente uma cidade tão grande como Jerusalém, também precisa de uma economia forte e estável. Estabelecemos metas para desenvolver essa frente e escolhemos um número de áreas nas quais Jerusalém tem uma vantagem competitiva. No departamento de turismo, por exemplo, vemos uma melhoria tremenda, tal como a ocupação plena dos quartos dos hotéis locais. A indústria hoteleira tem crescido 10%, e o mais importante, este ano tivemos um novo recorde de turistas. Provavelmente iremos ver mais crescimento nos anos vindouros.
A fim de incentivar o crescimento econômico, nós tornamos a cidade mais atraente para os empresários e proprietários de empresas. Houve uma mudança organizacional e de percepção dentro do sistema municipal e uma diminuição dos processos burocráticos. Após longos esforços de nossa parte, Jerusalém foi reconhecida este ano como "prioridade nacional Distrital A" para fins de investimento de capital, o que a torna um local atraente para os investidores. Como resultado, vimos um aumento de 30% nos pedidos de alvará de funcionamento. No setor educacional, também tivemos conquistas importantes. O setor educacional foi o que me levou para o serviço público. A educação derruba barreiras e ajuda a superar obstáculos. Ela pode também aproximar as comunidades e os grupos. Vejo Jerusalém como excelência em educação, uma cidade que oferece igualdade de reais oportunidades para estudantes e permite a cada aluno ou aluna alcançar seu potencial, para avançar e crescer. Temos investido milhões em programas educacionais da cidade e já são visíveis os resultados sem precedentes; mais e mais estudantes das escolas públicas e das escolas nacionais-religiosas fazem seus exames de admissão para poder matricular-se. Esperamos que o número de alunos que tomam esta decisão continue aumentanndo nos próximos anos.
Os professores estão no âmago do setor educacional em Jerusalém, e investir neles é um fator essencial para o futuro dos nossos filhos. Nós estabelecemos diversos programas para atrair professores jovens e aqueles que se destacam no setor educacional. Continuamos a desenvolver nosso programa "Um computador para cada professor", que já distribuiu cerca de 2.400 computadores portáteis para professores de 43 escolas distintas. Mas não podemos parar por aí. A boa educação significa bons valores. Envidamos todos os esforços para fortalecer o elo entre os sistemas de educação formal e informal. Temos visto um aumento de 17% nas inscrições para os movimentos de juventude sionista, mais uma prova de que os jovens em nosso país estão engajados. Temos também dado grande atenção para as famílias jovens. Junto com as atividades culturais voltadas para as famílias jovens, temos melhorado significativamente o sistema pré-escolar. Estendemos para toda a cidade o programa "11º mês", o qual permite que os pais mandem seus filhos à pré-escola nos meses de julho pagando uma taxa com desconto. Nenhuma cidade tem um futuro sem renovações municipais. Nosso objetivo é mudar o equilíbrio de emigração, para atrair mais jovens para Jerusalém e possibilitar que desejem ficar na cidade.
A vida estudantil na cidade é florescente e os nossos esforços fizeram de Jerusalém uma cidade academicamente próspera. Embora exista um déficit habitacional em escala nacional, Jerusalém foi a primeira cidade a iniciar e executar um programa habitacional completo. Temos aprovado centenas de unidades habitacionais para os jovens em um esforço para continuar a lutar por seus direitos de viver nesta cidade. E, finalmente, Jerusalém está à beira de uma mudança significativa e emocionante. O trem leve vai acelerar o crescimento da cidade e vai melhorar a vida de muitos moradores de Jerusalém. Também irá revigorar o centro da cidade, o qual lenta mas firmemente está voltando a ser um local movimentado e convidativo. Não tenho dúvidas de que nossos esforços em todas essas frentes trará um crescimento econômico significativo e reduzirá a pobreza na cidade. Jerusalém tem sorte. A cidade tem moradores que a amam incondicionalmente e que desejam o seu bem. Os hierosolimitanos são parceiros na visão de futuro para sua cidade. Nós podemos fazer a mudança de esperança para a realidade.

Tradução: Mina Seinfeld de Carakushansky

Nenhum comentário:

Postar um comentário