sexta-feira, 15 de outubro de 2010

"Brasileiros preferem Serra em Israel"


Brasileiros preferem Serra em Israel e Dilma na Cisjordânia.

Com um total de 551 votos, entre Tel Aviv e Ramallah, de um universo de 1168 eleitores brasileiros em Israel e nos territórios palestinos, as urnas foram fechadas poucos minutos depois de 17h locais (12h no horário de Brasília). Os resultados, divulgados pela Embaixada em Tel Aviv e pelo Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, mostram uma clara preferência pela candidata do PT Dilma Rousseff na Cisjordânia, com 75% dos votos contra 5,5% de José Serra (PSDB) e 3% de Marina Silva (PV). Por outro lado, o candidato tucano José Serra tem preferência entre os eleitores brasileiros em Israel, com 59% dos votos, contra 18% para Dilma e 20% para Marina.
A aproximação do presidente Lula com o mundo árabe e a visita que fez à região em março desse ano podem ser algumas das explicações da predileção da candidata petista nos territórios de Autoridade Palestina. Já entre os eleitores em Israel, na maioria judeus brasileiros, o vínculo de Lula com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, é vista como ameaça.
Entre os brasileiros que vivem em cidades como Ramallah, Betunia e Nablus essa foi a segunda eleição da qual puderam participar. O escritório do Itamaraty em Ramallah foi aberto apenas em 2004. Antes, brasileiros da Cisjordânia não tinham como votar, pois Israel não permite o acesso de palestinos a Tel Aviv, onde fica a embaixada do Brasil. O mesmo ainda ocorre na Faixa de Gaza, onde também há brasileiros.
De acordo com o Itamaraty, há cerca de 4 mil brasileiros na Cisjordânia e 15 mil em cidade israelenses. O número de votantes na eleição desse ano é bastante baixo em relação à população brasileira na região. Mesmo assim em Ramallah há três vezes mais eleitores aptos a votar do que em Tel Aviv.
O comparecimento às urnas também foi maior na cidade palestina do que em Tel Aviv. Do total de eleitores aptos a votar na Cisjordânia, 51% foram às urnas. Em Israel, o número não passou de 34%.
Os dados dos boletins de urna divulgados pelas seções em Tel Aviv e em Ramallah mostram ainda que o número de votos nulos e em branco foi bem maior na Cisjordânia: 37 contra apenas 1 em Tel Aviv. Em entrevista ao Terra, os brasileiros em Ramallah disseram desconhecer os candidatos e o processo de votação além de afirmarem que votam "por obrigação". O cenário foi diferente em Tel Aviv.
As votações transcorreram normalmente em Tel Aviv e Ramallah neste domingo (3), dia útil nas duas cidades. Brasileiros vieram de outras localidades de Israel e da Cisjordânia para votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário