sábado, 30 de outubro de 2010

" Chanucá OU Hanucá " (חנכה Hanukkah Hanukkah חנוכה)


Chanucá OU Hanucá (חנכה Hanukkah Hanukkah חנוכה UO) e UMA festa judaica, also conhecido Como o Festival das Luzes. "Chanucá e UMA Palavra Hebraica Que Significa" ou "Dedicação inauguração." A Primeira Noite de Chanucá COMECA epidêmico o Pôr-do-sol do 24 º dia do MÊS Judaico de Kislev eA festa e comemorada Por Oito Dias. UMa Vez Que Na Tradição judaica o dia do Calendário não COMECA Pôr-do-sol, o Chanucá COMECA não dia 25 º.
ESSE Feriado marca uma Derrota das Forças selêucidas Que tentaram Proibir Israel de praticar o judaísmo. Judas Macabeu e SEUS Forças Irmãos destruíram surpreendentes, e rededicaram o Templo. O festival de Oito Dias e marcado Pelo acendimento de Luzes Menorá COM UMA especial, tradicionalmente conhecida Entre uma maioria dos Sefaradim Como chanucá, e Entre muitos Sefaradim dos Balcãs e não Hebraico Moderno Como UMA hanukiá.
A História de Chanucá e preservada nsa Livros de Macabeus 1 e 2 Macabeus. Sos Livros nao São Parte da Bíblia Hebraica, MAS São Parte do material Religioso e histórico deuterocanônico da Septuaginta; ESSE FOI material nao Codificado Mais Tarde "judeus" Pelos Como Parte da Bíblia, MAS FOI Codificado Pelos Católicos e Igrejas Ortodoxas. UMa outra, tardia Provavelmente, o Fonte e Megillat Antiokhos - Um Texto Escrito Pelos proprios Macabeus Por Saadia Gaon, e Mais provavelmente Escrito Por Volta do UO Segundo Primeiro Século dC
Hannukkah-festa judaica das luzes
Chanucá (em hebraico: חנוכה, IPA:. [Χanuka '], alt Chanucá), também conhecido como o Festival das Luzes, é um feriado de oito dias judaica que comemora a reinauguração do Segundo Templo de Jerusalém na época da revolta dos Macabeus do 2 º século aC. Hanukkah é observado durante oito noites, a partir do dia 25 de Kislev de acordo com o calendário hebraico, e pode ocorrer no final de novembro e dezembro atrasados no calendário gregoriano.
O festival é observado pelo acendimento das luzes de um candelabro especial, o Menorah ou Hanukiah, uma luz em cada noite do feriado, progredindo para as oito da noite final. Uma luz extra chamado de Shamash, (em hebraico: "guarda" ou "servo") também é iluminada a cada noite, e é dada uma posição distinta, normalmente maior ou menor do que os outros. O objectivo da luz extra é aderir à proibição, especificados no Talmud (Shabat 21b Tracate-23a), contra o uso das luzes de Hanukkah para outra coisa senão a divulgação e meditando sobre a história do Hanukkah. (O shamash é usada para acender as luzes do outro.)
Hanukkah é mencionada nos livros deuterocanônicos de 1 Macabeus e 2 Macabeus. 1 Macabeus afirma: "Por oito dias eles celebraram a rededicação do altar Então Judá e seus irmãos e toda a congregação de Israel decretou que o dia da reinauguração ... deve ser observada a cada ano ... ... por oito. dias. (1 Mac.4 :56-59) "De acordo com a 2 Macabeus", os judeus celebravam alegremente durante oito dias, na festa dos Tabernáculos. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário