sábado, 7 de janeiro de 2012

DARWIN E O JUDAISMO


Como o Grande criador criou o mundo? O comentarista da Torá Rashi nos diz que D'us criou tudo em potencial, um dia, e, em seguida, desenvolvido a partir de diferentes espécies que a sopa primordial. (Ver Gênesis 1:24, 02:04) É interessante notar que, como ele foi escrito no século 11, Rashi não estava fazendo apologia em face de um desafio científico! 

Rabino Shimshon Rafael Hirsch (Alemanha do século 19) ainda explica que cada "dia" representa um estágio específico de criação - ou seja, uma mistura de matérias-primas e rajadas de empreendimento dramático. À medida que você passar por conta da Torá, verá descrito um processo gradual de simples organismos mais complexos - uma massa antes de gases de roda, então a água, então o aparecimento da terra seca, seguido por plantas, peixes, pássaros, animais e, finalmente, os seres humanos. Este padrão pode ser semelhante ao processo evolutivo proposto pela ciência. 

É verdadeiramente fascinante percebido que nunca a posição da Torá mudou, a ciência tem vindo a combinar! Na verdade, a proposta recentemente Teoria do Equilíbrio Pontuado é mais um passo em direção à reconciliação do judaísmo e da ciência. Em outras palavras, Arnold Penzias, que foi agraciado com o Prêmio Nobel por suas pesquisas sobre o Big Bang, comentou: "O que vemos marcando o vôo de galáxias com nossos telescópios, Maimônides via de seu ponto de vista metafísico."

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Naturalmente, há um ponto onde a Torá e os "evolucionistas" divergem. A Bíblia diz que essas coisas não acontecem por acaso. D'us fez tudo isso acontecer. Ou em outras palavras, é o ser humano simplesmente um macaco mais esperto, ou uma criação qualitativamente diferente? A Torá nos diz que D'us soprou em Adão uma alma espiritual, que é o que separa o homem de todas as outras criaturas. (ver Gênesis 2:7)

Você pode perguntar: que diferença isso faz? O Judaísmo ensina que o propósito da nossa existência é para santificar a vida, utilizando tudo no mundo para se aproximar de D'us. Só um ser com uma alma espiritual pode ter a "consciência espiritual"necessário para alcançar este objectivo. Se você remover esse aspecto da existência, então tudo no mundo é sem sentido e todos nós estamos reduzidos a um conjunto aleatório de moléculas.

Em um nível mais profundo, "física" é realmente um caminho para a compreensão da ciência interior da "metafísica". Como escreve Maimônides: "Enquanto você está ocupado com as ciências matemáticas e da técnica de lógica, que pertencem aos que andam ao redor do palácio em busca da porta ... Quando você completar seus estudos das ciências naturais e obter um compreensão da metafísica, você entra no pátio interior e têm estão na mesma casa que [Griador do Rei]. "

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Como para as especificidades da criação científica, o judaísmo entende que todos os detalhes não são revelados para nós entendermos. Como o Talmud explica: Por que a Torá começa com a letra ב oposta? Para dizer que, assim como uma "oposta " está fechado em três lados e aberto apenas para a frente, também há muitas coisas que ocorreram antes da narrativa da Torá que não podemos compreender. E o que é a única letra que precede uma "oposta"? É o א, a primeira letra do alfabeto, com o valor numérico de um lado, representando o Único D'us. Isto diz-lhe que, antes da criação de uma única coisa existia - D'us. (ver Talmud Yerushalmi - Chagiga 02:01 e comentários)

Fonte:א     Alef Beit     ב

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