segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

“Dez não judeus que mais influenciam positivamente o futuro judaico”


Depois de ver uma lista dos mais ricos judeus do mundo eu me inspirei para criar a minha própria lista - de não-judeus, especificamente aqueles que estão tendo a influência mais positiva na construção do futuro judeu. Esta é minha lista (em ordem crescente):
10. Julie Burchill - Colunista e romancista
Atualmente colunista do The Independent, ela escreveu para jornais como The Sunday Times e The Guardian. O Jewish Chronicle descreveu-a em 2008 como "a mais ferrenha apoiadora de Israel na mídia do Reino Unido".
9. Jon Voight - Ator
Defensor das causas judaicas, especialmente do Chabad, Voight também é um prolífico porta-voz para Israel. Uma raridade nos círculos de Hollywood, ele tem defendido os valores judaicos atingindo um público muitas vezes indiferente.
8. Patrick Debois - Fundador do Yahad-In Unum
Padre católico romano, Debois é o chefe da Comissão para as Relações com o Judaísmo da Conferência Episcopal Francesa e Consultor para o Vaticano. Ele é o co-fundador e presidente da Yahad-In Unum, uma organização cuja missão é documentar o assassinato do 1,5 milhão de judeus da Ucrânia, mortos pelos nazistas e enterrados por todo o país. Este trabalho é vital para garantir que a memória destas vítimas não vai desaparecer com a morte das testemunhas do passado.
7. John Hagee - Fundador do Cristãos Unidos por Israel
O Cristãos Unidos para Israel, de Hagee, continua a experimentar crescimento rápido, agora ostentando mais de 600.000 membros. O grupo faz contribuições significativas para causas judaicas e tornou-se uma poderosa força política em apoio a Israel. Autor de "Jerusalém Countdown" e "Em Defesa de Israel", o pastor de San Antonio tem se reunido com cada primeiro-ministro israelense desde Menachem Begin e seus ministérios deram mais de US $ 8,5 milhões para levar judeus da antiga União Soviética para Israel.
6. Warren Buffett - Investidor
O famoso investidor tem sido um forte incentivador da inovação israelense, na qual investiu de forma significativa. No ano passado, ao visitar o país, ele disse a famosa frase "Israel tem mostrado que tem uma quantidade desproporcional de cérebros e de energia." A forte declaração de confiança de Buffet foi um significativo incentivo ao investimento estrangeiro no Estado Judeu.
5. José Maria Aznar - Ex-primeiro-ministro da Espanha
Em 2010, Aznar fundou a Friends of Israel Initiative, com o objetivo declarado de ir "contra as tentativas de deslegitimar o Estado de Israel e seu direito de viver em paz dentro de fronteiras seguras e defensáveis". Referindo-se à ação malfadada no navio Mavi Marmara por comandos israelenses, Aznar disse em 2010 que o mundo deve apoiar Israel porque "se ele cair, todos nós vamos cair." Sua organização única proporciona uma voz forte da razão em círculos que não ouviriam de outra forma.
4. Manmohan Singh - Primeiro-ministro da Índia
Maior cliente de equipamento militar israelense e segundo maior parceiro econômico de Israel, a Índia tem laços mais fortes que nunca com o Estado Judeu. Negociações para um amplo acordo comercial bilateral estão bem encaminhadas. Singh é em grande parte responsável pelo cultivo e desenvolvimento desta aliança crucial, que é vital para a estabilidade econômica de Israel e seu crescimento contínuo.
3. John Boehner - Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA
Entre os muitos amigos da comunidade judaica no Congresso dos EUA, Boehner se destaca por algumas ações recentes. Decisivamente envolvido no recente convite ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu para discursar numa sessão conjunta do Congresso, Boehner forneceu a plataforma para a narrativa judaica dirigida a uma audiência crucial em um momento importante.
2. Rupert Murdoch - CEO da News Corporation
Em um jantar em sua homenagem organizado pelo American Jewish Committee, Murdoch abriu seu discurso dizendo: "Ao longo dos anos, alguns dos meus piores críticos parecem ter assumido que sou judeu. Ao mesmo tempo, alguns dos meus melhores amigos gostariam que eu fosse. Portanto, esta noite, deixe-me esclarecer as coisas: eu vivo em Nova York. Eu tenho uma esposa que anseia por comida chinesa. As pessoas em quem eu confio me dizem que eu praticamente inventei a palavra chutzpah." Como CEO da News Corporation, Murdoch tem assegurado que os órgaos de imprensa sob sua direção, incluindo The London Times, Fox News e The Wall Street Journal, sejam justos e honestos em sua cobertura de assuntos relativos aos judeus e Israel.
1. Stephen Harper - Primeiro-ministro do Canadá
Recém-eleito com seu partido conservador, Harper tem sido um grande amigo para a comunidade judaica do Canadá, bem como um franco defensor de posições israelenses na arena política internacional. No ano passado, ele declarou: "Quando Israel, o único país no mundo cuja própria existência está sob ataque, é consistente e visivelmente apontado para a condenação, acredito que somos moralmente obrigados a tomar uma posição." Por seu bloqueio recente de uma resolução do G8 que apoiava Estado palestino baseado em fronteiras de 1967, ele ganha o primeiro lugar este ano.

Fonte: Fundo Comunitário - Rio de Janeiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário