quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Por que os homens religiosos usam roupas longas e pretas, até durante o verão?

Vestimentas Religiosas






RESPOSTA:
Por Yerachmiel Tilles
O preto, cientificamente, é a ausência de cor. Vestir somente preto indica falta de preocupação com a cor e outros ditames da moda, e portanto ajuda a manter firmes as prioridades. Em antigos termos sociológicos: estar voltado para o interior e não em outra direção. De qualquer forma, isso certamente elimina a pressão para decidir o que vestir a cada manhã!

Roupas longas são um sinal de respeito. Atualmente, a maioria das pessoas veste apenas vestimentas mais enfeitadas. Alguns judeus religiosos as vestem em ocasiões especiais, como Shabat e nas Festas. Outros sentem que todo momento é uma ocasião especial, porque a todo momento deve-se estar preparado para prece, estudo de Torá, etc.

Ora, se há bons motivos para usar roupas longas e pretas (pelo menos, você vai concordar, na mente daqueles que as vestem), por que o verão com as altas temperaturas faria alguma diferença? Se você fosse convidado para uma ocasião formal ou a um encontro importante usaria terno e gravata ou, se fosse no verão usaria um top e shorts?

“Ahá!” diz você. “Minha roupa de verão seria feita de material muito mais leve.” Creia-me, o tecido mais fino que você conseguirá encontrar é aquele negócio preto sobre alguns daqueles homens muito religiosos. E se você disser: “Bem, o branco seria ainda mais fresco,” minha resposta seria: “Talvez ficar fresco não seja a coisa mais importante na vida”.

Por falar nisso, nessa última parte da pergunta, sobre conforto no verão, percebo algum chauvinismo. Você procura pessoas religiosas com muitas roupas no verão e vê apenas os homens! E quanto às mulheres de mangas longas, meias e perucas?

Falando sério: aqueles longos casacos pretos que você vê nos homens é um costume. Para as mulheres, essas questões estão ligadas com as leis de tseniut (recato no vestir e no comportamento). Tradições variadas e interpretações também desempenham um papel nisso. Assim, há os diferentes “códigos de vestuário” tradicionalmente adotados por diferentes comunidades. Porém cobrir o cabelo (para mulheres casadas) e o corpo (para todas as mulheres e homens) é uma questão de lei da Torá.

Algumas mulheres usam peruca porque sentem que certamente esconde cada fio do seu próprio cabelo. Outras preferem écharpes porque acham que perucas parecem muito naturais e atraentes, o que é o exato motivo pelo qual outro grupo de mulheres prefere perucas a écharpes. Acredito que sob qualquer perspectiva, as perucas são os itens mais quentes. Por outro lado, algumas mulheres usam echarpes ou chapéus numa maneira que mostra parte do cabelo, confiando nas autoridades que permitem isso e não querendo parecer rigorosas demais.

Certa vez entreouvi uma conversa onde uma garota de shorts perguntava a uma mulher de meias longas num dia de calor infernal: “Não sente calor?” A outra respondeu: “Você não sente?”
“Sim.”

“Então, só estou com um pouco mais de calor.”

Ela não acrescentou: “Mas não me importo porque vale a pena,” mas mesmo assim dava para se entender isto.

A pessoa que mais sofre com o calor não é aquela com as roupas mais pesadas – é aquela com mais nada para pensar além do próprio conforto. Da próxima vez que você passar por uma onda de calor em Israel ou Nova York, olhe para os rostos além das roupas, e verá quem parece estar se sentindo melhor.

FONTE:




Nenhum comentário:

Postar um comentário