Shalom e Feliz Chanucá,
Semana que vem, celebraremos o feriado de Chanucá (חֲנֻכָּה), o festival das luzes. A primeira vela é acesa ao cair da noite na terça-feira, 20 de dezembro de 2011 (כ"ה כסלו, תשע"ב). No Chanucá, celebramos a vitória dos Macabeus sobre o império grego 2.200 anos atrás e a rededicação do Templo de Jerusalém.
A história de Chanucá conta sobre o imperador da Síria, Antióquio Epifanes que governou Jerusalém com o objetivo de mesclar todas as nações sob uma única cultura helênica. Em 167 AC, Antióquio decretou que todos os judeus não adorassem a D'us no Templo e adorassem os deuses helênicos, para trabalharem no Shabat e feriados, para parar de estudar e seguir as regras da Torá. Por três anos, os judeus tiveram que provar que não estavam agindo como judeus tendo que comer carne de porco e participar de cerimônias pagãs. Muitos dos que se recusaram foram mortos pelos gregos.
Quando os oficiais de Antióquio chegaram a Modi’in (מוֹדִיעִין) – uma pequena cidade nas montanhas da Judeia, eles construíram um altar para os deuses deles e ordenaram a um sacerdote idoso chamado Matatias Hahashmonai (מַתִּתְיָהוּ הַחַשְׁמוֹנַאי) a sacrificar um porco ao ídolo. Matatias recusou, mas um judeu apóstata se ofereceu para fazer o sacrifício. Matatias o apunhalou, matou o oficial grego e quebrou o altar. Depois disso, ele se virou para a multidão proclamando: " מִי לה' אֵלַי!" (Significado: “Sigam-me, todos vocês que são pela lei de D'us"). Ele fugiu para as colinas de Gofna acompanhado por seus seguidores e por seus cinco filhos: Johanan (יוֹחָנָן, Yoxan), Simão (שִׁמְעוֹן, Shim’on), Judá (יְהוּדָה, Yehuda), Jônatas (יוֹנָתָן, Yonatan) e Elazar (אֶלְעָזָר, El’azar). De lá, a família começou uma guerrilha contra os exércitos do império.
Os rebeldes, liderados por Matatias e depois por seu terceiro filho, Judá Macabeu (יְהוּדָה הַמַּכַּבִּי), atacaram o exército grego com muita bravura e táticas inteligentes para compensar seu exército em menor número e sem equipamento de guerra. O bando de Judá obteve uma vitória miraculosa atrás da outra e, finalmente, no 25º dia do mês judaico de Kislev (164 AC), eles reconquistaram o Templo. Eles limparam, purificaram e rededicaram o Templo de Jerusalém a Deus. Os judeus celebraram a restauração do Templo por oito dias.
Nesta edição conheceremos os costumes de Chanucá e aprenderemos como eles estão relacionados à história do Chanucá.
חַג חֲנֻכָּה שָׂמֵחַ!
Xag Xanuka Same’ax!
Feliz Chanucá!
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário