terça-feira, 6 de março de 2012

Datas Religiosas - Purim

Meguilat Esther é o livro escrito pela Rainha Esther e seu primo Mordechai, que viviam sobre a influência do Império Persa. A meguilá relata a história do Povo Judeu durante o período do Reinado de Asuero ( Hachashverosh).
O Rei Asuero (Hachashverosh) assumiu o Império Persa em 3.393, e o seu Primeiro Ministro era Amán. O rei Asuero deu uma grande festa que durou meses, e nesta festa a rainha Vashti, sua esposa, ao recursar as ordens do Rei , recebeu decreto de morte. Após 4 anos, foi realizada uma nova eleição ao posto de Rainha, onde Esther foi escolhida.
Mordechai era inspetor do Palácio Real, e ganhou simpatia do Rei, ao delatar que escutou que dois súditos tramavam contra sua vida. E assim foi anotado no Livro de Memórias do Rei.
Amán, o Primeiro Ministro do Império Persa era muito orgulhoso, e como Mordechai era a única pessoa que não se postava diante dele, ele tomou isso como ódio profundo a todo o povo judeu, e a partir dai começou sua conspiração contra o Povo Judeu da época.
Assim que a Rainha Esther e Mordechai tomaram consciência sobre o devasto decreto que o Rei havia assinado contra o povo Judeu, através dos maus conselhos de Amán, a Rainha Esther decretou um jejum de três dias a todo o Povo Judeu, e junto, Mordechai reuniu 22 mil crianças judias para transmitir os ensinamentos da Torá , infundindo assim uma grande força interior para mante-los unidos a D'us.
E através deste ato de força e coragem, a Rainha Esther, tomando sobre si o jugo e destino do povo Judeu, pediu que todos jejuassem durante três dias, com o objetivo de promulgar o decreto de extermínio dos judeus. Este Jejum tinha a conotação de fazer o Povo retornar ao caminho de D-us , do qual haviam se afastado, e assim obter sua Misericórdia. O jejum feito no dia 13 de Adar é baseado em alguns relatos da Torá : "Quando o Povo Judeu saia para guerrear contra algum outro povo, faziam rezas, teshuva( arrependimento ) e jejum" ; E por recordação a estes fatos citados em alguns passuk da Torá, que se jejua nesta data.
O rei Asuero escreve outro decreto a favor do Povo Judeu, como? Na noite que assinou o decreto contra o povo judeu, ele não podia dormir e, ao pegar o Livro das Memórias, abriu justo na página que Mordechai o havia avisado da conspiração contra sua vida.E assim ele recordou que devia a vida a Mordechai.E todos os judeus foram salvos.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário