sexta-feira, 23 de março de 2012

Esta Dor é de Todos Nós

 


Milhares de pessoas lotaram um cemitério de Jerusalém para se despedir das vítimas do tiroteio de segunda-feira em uma escola judaica em Toulouse, França, mortos pelo terrorista da Al Qaeda, Mohammed Merah.

Ambos os rabinos-chefes de Israel uniram-se a delegação rabínica de Toulouse, aos rabinos da comunidade e estudiosos de Torá de todo Israel, ao ministro do Interior israelense Yudi Edelstein, ao prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, o chanceler francês Alain Juppé e outros funcionários no funeral na manhã de quarta-feira, em meio a uma multidão de indivíduos de todas as esferas da vida que vieram compratilhar a dor e perda dos familiares do Rabino Jonathan Sandler, de 30 anos, de seus dois filhos, Aryeh, 6 e Gavriel, 3, e de Miriam Monsenego, de 7, filha do Rabino Yaakov Monsenego, diretor da escola Ozar Hatorah.

O Rabino Shimon Rosenberg, também compareceu para levar seu apoio, cujo neto Moshe Holtzberg ficou órfão quando terroristas invadiram e assassinaram o casal de shluchim de Chabad-Lubavitch Rabino Gavriel e Rivka Holtzberg, além de quatro de seus hóspedes, há três anos em Mumbai.

Os corpos das vítimas de Toulouse chegaram logo cedo ao aeroporto Ben Gurion de Israel n um vôo da El Al, e foram levados a Jerusalém nas ambulâncias da ZAKA.

No funeral, os discursos focaram na tragédia que mais uma vez se abate na comunidade judaica, vitima de ações de terroristas islâmicos.

O Rabino-chefe de Israel Shlomo Amar falou em termos épicos, classificando o ódio mostrado aos judeus como o mesmo mostrado na Torá que Esaú nutria por Jacob. A luta, entretanto, não durará para sempre, ele disse, pois D'us "vingará o sangue derramado" daqueles derrubados por terroristas.

O irmão mais velho de Miriam Monsenego, Avishai, implorou ao Todo-Poderoso que dê forças a seus pais para "suportar a pior provação que pode ser suportada", relatou a Associated Press.

Em suas observações, o locutor do Knesset, Parlamento Israelense, Reuven Rivlin, lamentou o fato de que o povo judeu "mais uma vez se encontra diante de animais selvagens com ódio em seus corações."

Juppé, declarou que seu país está fazendo tudo que está ao alcance para garantir a "segurança em nossas escolas e sinagogas, de modo que um ato criminoso, como este jamais ocorra novamente.”

No final da cerimônia, a viúva de Sandler Eva Sandler se aproximou-se dos túmulos do marido e dos filhos. Gritando tomada pela dor três palavras: "Voltem para casa!"


Todos nós emudecemos diante de mais uma tragédia que não é de Toulouse, nem da França, mas de todos nós. Todos estamos enlutados. Fazemos parte de um só corpo e uma única alma. Vamos rezar juntos pela elevação dos que partiram arrancados de suas vidas com tanta violência e para que D’us possa trazer o verdadeiro consolo aos enlutados de Tzion.

Ao nos aproximarmos de Pêssach, festa que celebra a nossa liberdade, que nossas preces sejam ouvidas e que o mundo inteiro possa libertar-se definitivamente dos promotores do terror e seus fanáticos seguidores, que todo o mal seja para sempre erradicado da Terra e a escuridão transformada em luz. Que o bem triunfe e que possamos estar juntos, de volta para casa, Be Shaná Azé Be Yerushalayim!


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário