segunda-feira, 5 de março de 2012

Religião e costumes - Calendário judaico


Rabi Shneur Zalman de Liadi (o Alter Rebe), fundador da Chassidut Chabad, dizia freqüentemente que todo judeu deve aprender a se relacionar com a Porção Semanal da Torá como se os eventos estivessem sendo descritos atualmente na vida da pessoa - assegurando assim que se está "vivendo de acordo com a época"; o verdadeiro período da existência que é ditado pelo ciclo anual de leitura da Torá, bem como pelo ciclo de Dias Festivos que ocorrem durante o ano no calendário judaico.

Ao acertar seu próprio relógio interno pelo pulso e ritmo da vida judaica, pode-se descobrir a verdadeira harmonia entre D'us, o homem e a Criação.

A Importância do Calendário Judaico
Tanto a Torá Escrita quanto a Oral se iniciam com uma distinta percepção da importância do tempo. A Torá escrita começa com as palavras: "No princípio, D'us criou o céu e a terra"; a Torá Oral, com as palavras: "A partir de que horas pode-se recitar o Shemá noturno?"
Além disso, o primeiro mandamento dado aos judeus como um povo, quando estavam para deixar o Egito, foi a mitsvá de santificar cada lua nova, que é o alicerce do calendário judaico. A partir daí podemos entender que esta capacidade para determinar o adequado cálculo do tempo, é em si mesma o poder Divino que possuímos para deixar o Egito (o que significa todos os estados de vínculo espiritual), até mesmo atualmente.

Quando um judeu calcula o tempo segundo o calendário judaico, intensifica sua consciência espiritual. Os princípios segundo os quais é determinado o tempo judaico são chamados "o segredo do ibbur" - sendo que ibbur significa tanto intercalação do mês adicional quanto "gravidez".

Viver segundo o calendário judaico "impregna" a mente com estados mais elevados de consciência judaica. A palavra ibbur é também cognata da palavra ivri, ou "hebreu". (Na terminologia da Cabalá, "gravidez" ocorre quando o discernimento de chochmá é posicionado no "útero" de binah, onde se desenvolve em uma estrutura mental completa. A partir dessa gravidez, nascem subseqüentemente as emoções correspondentes.)
Notavelmente, o valor numérico das palavras hebraicas para "data hebraica" (ta'arich ivri) é idêntico àquele da palavra para "No princípio" (Bereshit). Esta é uma clara alusão ao fato de que tanto o processo pessoal de auto-retificação e seu envolvimento exterior como a retificação do mundo em geral começa e depende do uso do calendário judaico para calcular o tempo.

Depois do pecado original, D'us dirigiu-Se a Adam com a pergunta: "Onde está você?" A determinação pessoal de onde ele está na vida começa determinando-se onde ele está no mundo, tanto física quanto espiritualmente. Na Cabalá, é explicado que a dimensão de tempo é o que conecta a dimensão do espaço (a localização física de alguém) à dimensão da alma (a localização espiritual da pessoa). Ao saber primeiro que dia é hoje, pode-se saber e conectar sua localização física com sua localização espiritual. (Na Lei Judaica, também, quando a testemunha é interrogada em casos capitais, a maioria das questões dos juízes gira em torno de quando ocorreu o crime).

Ser judeu significa antes de mais nada pensar como judeu. Pensar como judeu significa avaliar a vida e tomar decisões segundo um ponto de vista judaico, começando com a maneira de marcar seus compromissos em sua agenda pessoal. Então, e somente então, a pessoa pode saber "onde" está na vida, e como pode conseguir trazer a si e sua porção do mundo à adequada e suprema realização.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário