sexta-feira, 5 de agosto de 2011

" NÚMEROS ".

Números: Os Judeus e o Censo - O Censo da População do Povo Judeu
Atualmente, os judeus se concentram, em sua maior parte, nos Estados Unidos e em Israel. Cada um destes dois países têm população judaica muito superior a 5 milhões o que representa mais de 80% dos judeus do mundo. Os demais se dividem entre países como França (3,8%), Canadá (2,9%), Reino Unido (2,3%), Rússia (1,8%), Argentina (1,4%) e outros (5,1%). O Brasil está em 9º lugar com 0,7%.


Moshê, Aharon e os líderes das tribos do povo Judeu realizaram um censo, uma contagem dos judeus, conforme D’us ordenara: “Recebei a soma da toda a congregação dos filhos de Israel...tu e Aharon. E convosco estará de cada tribo um homem.”


A contagem dos cidadãos – censo da população – também é aceita e realizada atualmente, em todos os países. O levantamento de dados é realizado através de pessoas simples ou desempregados que vão de casa em casa com formularios que preenchem com informações coloetadas. Registram o número de pessoas que residentes no local, a idade, ocupação e mais algumas informações relevantes para o censo. Depois reúnem todos os formulários e os entregam ao órgão competente. A soma de todos os formulários nos possibilita saber o número de cidadãos do país, além de traçar um perfil da população. O recenseamento realizado no deserto ocorreu de modo totalmente diverso! Não foram convocadas pessoas simples e desocupadas, mas justamente as mais importantes do povo – Moshê, Aharon e os líderes das tribos. À Moshê Rabênu, líder e membro mais destacado do povo judeu, D’us incumbiu a tarefa de realizar o censo. Moshê precisou deixar todos os seus afazeres e ir de tenda em tenda verificar o número de almas que chegaram aos vinte anos de idade. Por que justamente Moshê, Aharon e os líderes das tribos foram de tenda em tenda contando os judeus? Porque desta forma fica claro a grande importância e mérito que Hashem atribui a cada judeu. A contagem do povo não é algo secular, e sim, atribuído à ordem Divina e executada no deserto. Cada judeu é santo, cada judeu é verdadeiramente uma partícula de D’us. A contagem do povo sagrado é uma mitsvá. Quando os recenseadores entravam em cada tenda deveriam trajar roupas de Shabat, e realizar a contagem com amabilidade, cortesia e gentileza, pois tratando-se de um procedimento ordenado por D’us, era sagrado. O mesmo ocorre com tudo o que é secular. O que é mundano acaba adquirindo uma importância e santidade especiais: a alimentação, a bebida, a decoração do lar, a educação dos filhos. Foi por isso que justamente Moshê, Aharon e os líderes das tribos receberam a tarefa de realizar o censo.

Observação N.E.: Os dados númericos da "atualidade" podem estar desatualizados com relação aos números reais para 2011, entretanto os dados históricos refletem a realidade.

Fonte:  Pela Yeshivá Tomchei Tmimim Lubavitch : Devar Malchut - Palavras do Rebe Baseado em Hitvaaduiot 5745, págs. 2092-2094 extraido de http://chabad.org.br/biblioteca/artigos/censo/home.html}

Nenhum comentário:

Postar um comentário