quinta-feira, 11 de agosto de 2011

" QUAIS SãO OS PRINCíPIOS BáSICOS DO JUDAíSMO? ".





A maneira mais autêntica de adorar D'us é a imitação das virtudes divinas: como D'us é misericordioso, assim também devemos ser compassivos; como D'us é justo, assim devemos tratar com justiça ao próximo; como D'us é tardo em se irritar, assim também devemos ser tolerantes em nossos julgamentos.
O Talmud(2) fala em três princípios básicos da vida: a Torá, ou instrução; o culto ou o serviço de D'us, e a caridade ou a prática de Boas Ações.
  
O amor ao saber domina a fé judaica. Desde o primeiro século da era cristã, têm os judeus um sistema de educação obrigatória. A responsabilidade pela educação dos pobres e dos órfãos cabia à comunidade tanto quanto aos pais. Tampouco se alheavam os antigos rabis à psicologia educativa. No primeiro dia de escola as crianças ganhavam bolos de mel com o feitio das letras do alfabeto, para que associassem o estudo ao prazer.
  
O segundo princípio básico desta religião é o serviço de D'us. Desde sua mais tenra meninice aprendem os judeus que Ele deve ser adorado por amor, e nunca por temor.
  
O terceiro fundamento do Judaísmo é a caridade, a genuína caridade que brota do coração(3). Não existe outra palavra hebraica para traduzir caridade senão a que significa “dádiva eqüânime”(*). A filantropia, observou um notável erudito, nasceu de dois elementos da religião judaica: o conhecimento de que tudo quanto possuímos é propriedade do Senhor; e a convicção de que o homem pertence a D'us.



Para o judeu piedoso, a filantropia não conhece fronteiras raciais ou religiosas. De acordo com os rabis: “Exige-se de nós que alimentemos os pobres dos gentios tanto como nossos irmãos(*) judeus...” Ninguém está isento da prática da caridade - diz o Talmud -, “até quem vive de uma pensão deve dar ao pobre”!
(*) Veja nota nº 3 no fim do livro.
No primeiro século da nossa era, o Rabi Iohanan(4) perguntou a cinco de seus mais preclaros discípulos o que consideravam o alvo supremo da vida. Cada qual ofereceu a sua fórmula predileta. Depois de ouvir a todos, disse Iohanan: “A resposta do rabi Elazar ainda é a melhor - um bom coração”.
Outro grupo de estudiosos procurou um único verso da Bíblia que distilasse a essência da fé judaica. E encontraram-no nas palavras do profeta Miquéias: “Que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça e ames a beneficência e andes humildemente com o teu D'us”.

Fonte: Rabino Morris Kertzer - Livro - What is a Jew?hat is a Jew?
A primeira edição, bem como a adaptação para o português, desta obra, foi planejada e realizada pelo Istituto Brasileiro Judaico de Cultura e Divulgação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário