sexta-feira, 19 de agosto de 2011

“PURIM”


Purim é a festa carnavalesca da vida judaica, um dia despreocupado, de regozijo pelos acontecimentos assombrosos registrados no livro de Ester.
Em fevereiro ou março de cada ano, o Purim evoca a trama de Haman para destruir os judeus da Pérsia e a bravura da rainha Ester, assim como a sabedoria de Mordecai que, juntos, salvaram da morte o seu povo.
É um período para festas a fantasia, costume tomado de empréstimo aos vizinhos cristãos que celebram seus folguedos de Momo pouco mais ou menos na mesma época. A idéia do carnaval, propriamente, não é cristã nem judia, mas remonta a qualquer antiga celebração primitiva da primavera.
A comemoração do Purim tem sido uma espécie de válvula de escape para os que sofrem sob o jugo da perseguição. Reúnem-se na sinagoga na véspera do Purim e ouvem as dramáticas ocorrências narradas na meguilá (rolo) de Ester. Sempre que se menciona o nome de Hamã, as crianças fazem uma barulheira com instrumentos ruidosos para expressar seu repúdio ao vilão. Após a leitura, servem-se doces, trocam-se presentes e fazem-se dádivas aos pobres.

Fonte: Rabino Morris Kertzer - Livro - What is a Jew?
A primeira edição, bem como a adaptação para o português, desta obra, foi planejada e realizada pelo Istituto Brasileiro Judaico de Cultura e Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário